Como posicionar as suas caixas para o seu Home Theater

Muitas pessoas, ao montar seu sistema de Home Theater, fica em dúvida em como posicionar as caixas de som e, principalmente, diferenciar entre sistema 2.1, sistema 5.1 e sistema 7.1. Por isso, preparamos para você este artigo para você saber onde posicionar as suas caixas do seu Home Theater.

O posicionamento das caixas acústicas depende conforme o sistema que pretende adotar em sua casa. Cada sistema Surround é formado por um determinado número de canais e caixas acústicas, com funções específicas, abaixo segue a imagem dos sistemas vigentes hoje.

 

5.1 Canais

L – caixa esquerda
R – caixa direita
C – caixa central
SUB – subwoofer
SR – caixa traseira direita
SL – caixa traseira esquerda

 

  7.1 Canais

L – caixa esquerda
R – caixa direita
C – caixa central
SUB – subwoofer
SR – caixa traseira direita
SBR – caixa central traseira direita
SBL – caixa central traseira esquerda
SL– caixa traseira esquerda

 

Dolby True HD ou DTS HD Master Áudio

L – caixa esquerda
R – caixa direita
C – caixa central
SUB – subwoofer
SR – caixa traseira direita
SBR – caixa central traseira direita
SBL – caixa central traseira esquerda
SL– caixa traseira esquerda

 

 Caixas Frontais

Existem três tipos: satélite, bookshelf e torre. De maneira simples, imagine um triangulo eqüilátero (triângulo com 3 lados iguais) , você numa ponta e nas outras pontas, as caixas direita e esquerda. Nunca instale caixas frontais muito próximas uma da outra, pois o efeito palco e o envolvimento vão ficar prejudicados (veja artigo Palco Sonoro). De um modo geral as caixas frontais devem ficar aproximadamente 2,5 metros de distância uma da outra.

Também evite embutir as caixas ou colocar em nichos, destes modos vão criar reflexões indesejáveis ou mesmo tornar os tons graves exagerados. A altura das caixas deve ser a de seu ouvido quando sentado no sofá. Se no móvel não for possível esta altura use pedestais ou suportes de parede.

Com as caixas tipo torre, os cuidados anteriores devem ser maiores, já que reproduzem melhor as freqüências graves, devendo ser posicionadas no chão e não embutidas no móvel.

Caixa Central

                              

Esta caixa é responsável pelos diálogos e uma boa parte dos sons de um filme. Nos musicais reproduz o vocal principal e toda trilha do palco central. Deve ser posicionada entre as duas caixas frontais, de preferência num mesmo plano, contudo nem sempre é possível. Desta forma pode ser instalada logo acima ou abaixo da TV. Existe suporte para caixa central caso a sua sala não tenha móvel na parte frontal ou se o móvel não permitir instalação.

                  

Se a sua TV é do tipo CRT (TV comum, tela plana ou não), a caixa central deve ser blindada magneticamente, se não ocorrerá na sua tela manchas por magnetismo. Quando se tem tela de projeção, normalmente é instalada logo abaixo da tela.

Caixas Surround

            

Podem ser instaladas lateralmente (direita e esquerda) ou atrás do sofá também direita e esquerda viradas para frente. Devem estar no mínimo a 1,5m do ouvinte, sob pena de diminuir o efeito surround.

Atenção! Não confunda potência da caixa surround, com efeito surround. Se você instalar caixas surround como se fosse “fone de ouvido gigante”, com certeza escutará com potência, mas o efeito surround ficará extremamente prejudicado.

Por este motivo as caixas in ceiling (de embutir no gesso) são mais vantajosas na maioria das instalações.

Subwoofer

      

Caixa responsável pela reprodução de baixas freqüências (subwoofer de 10″ e 12″ – abaixo de 150 Hz). Fisicamente os subwoofer menores que 10″ tem dificuldade para reproduzir baixas freqüências, isto é uma questão física, quanto maior o tamanho do cone do alto falante menor a freqüência de reprodução, por este motivo o sub é grande e o tweeter tem tamanho próximo de 1″.

O subwoofer é o menos exigente em relação a posicionamento. Como os sons graves e subgraves se espalham em todas as direções, o subwoofer pode ser colocado praticamente em todos os lugares da sala, variando de um lugar para o outro.

Para saber o lugar com melhor resultado, o ideal é testar em lugares diferentes. O normal é instalar na frente entre a caixa frontal e a caixa central, podendo ser instalada também no lado direito, esquerdo da sala, ao lado ou atrás do sofá. Não é recomendável embutir o móvel, pois cria harmônicos indesejáveis, por isso coloque no piso ou cima de superfícies sólidas.

DICA NIPPON STUDIOS

* Quando as caixas estão assimétricas em relação a caixa central ou a TV, regule o nível de ganho do receiver, ou seja, se a caixa direita estiver mais longe que a caixa esquerda, entre no setup do receiver ou do home theater in na box e aumente o ganho da saída direita (right), de modo que o ouvinte ouça a mesma intensidade as duas caixas.

19 Responses to “Como posicionar as suas caixas para o seu Home Theater

  • Boa Tarde, poderia me ajudar em uma dúvida. Gostaria de saber se eu poderia usar as caixas traseiras do modelo Home Theater Sony Ss-tsb130 como dianteiras??

    • @NipponStudios
      1 ano ago

      Olá Pierre,
      É possível colocar, porém as caixas dianteiras são projetadas diferentemente das caixas traseiras, comprometendo bastante a qualidade. O recomendável seria adquirir um novo jogo de caixas dianteiras.

  • Posso trocar as caixas traseiras/surround de um onkyo S3800 (in a box) por loud de embutir no gesso? Isso afeta o desempenho do equipamento em geral, pensando que ele seria projetado para funcionar em conjunto (receiver e caixas)? A ideia é usar a parte frontal do sistema em suportes na parede e embutir só as traseiras….
    Ou seria melhor comprar apenas uma tela e embutir a própria caixa do sistema?
    Obrigado,
    Daniel.

    • @NipponStudios
      1 ano ago

      De uma maneira geral não afeta o efeito. Tudo depende do correto posicionamento e da qualidade das caixas.
      A melhor solução é comprar a caixa já projetada para embutir

  • Romário Moreira de Carvalho
    1 ano ago

    Gostaria de saber como posicionar as caixas traseiras?

    Exixte distância mínima entre o espectador e as caixas traseiras?

    Ps. Tipo satélite
    Pss. Quero Assistir da cama e na cama tem uma cabeceira…

    • @NipponStudios
      1 ano ago

      Olá Romário
      As caixas traseiras são as caixas surround. Elas podem ser posicionados tanto nas laterais do ouvinte ou atrás à direita e à esquerda. A distância recomendada é no mínimo 1,5m.

  • Fernando
    1 ano ago

    Existe uma distância mínima recomendada entre as caixas de embutir e a parede para evitar reflexão do som? Caso afirmativo qual seria? Para caixas de embutir anguladas da Loud modelo LHT100 teria uma distância mínima recomendada para a parede?

    • Oi Fernando,
      Boa Tarde !

      Para as caixas frontais normalmente deixamos com 20cm da parede/painel para evitar a reflexão do som.

      Att,
      Nippon Studios

  • Bom dia vi que recomendado as caixas de embutir para surrounds porém. Seriam as retas em cima dos braços do sofá +/- na mesma linha das frontais LeR? Ou seriam melhores as de ângulo na mesma direção dos braços do sofá +/- alinhadas com as fronteiras tais LeR só que por ser ângulo com suas angulações jogando som para direção do ouvinte? Qual seria mais correto?

    • @NipponStudios
      2 anos ago

      Boa tarde Flavio,
      Em se tratando de caixas de embutir, para o efeito surround é sempre usado caixas retas. As caixas anguladas são usadas para caixas frontais (direita, esquerda e central), direcionando o som para o ouvinte.

  • Por favor me tirem uma duvida, vi que vc mencionou que caixas embutidas no teto podem ser melhores de dar um efeito surround. Gostaria de saber se o plodelo da polk rc60i é uma boa indicação e qual seria o melhor posicionamento para garantir o efeito surround, considerando que meu forro de gesso esteja a uma altura de 2,35m

    • @NipponStudios
      2 anos ago

      Olá Clebson,
      As caixas da Polk são muito boas.
      O ideal é instalar as caixas surround a esquerda e a direita do ouvinte.

  • Tenho uma sala comprida mas com apenas 2,80m de profundidade. Instalei uma TV de 55″ 4K HDR e um bom sistema de áudio 5.1. Durante o processo de instalação experimentei deixar a TV em seu suporte original sobre o rack e, dada a altura que ficou, senti um excelente conforto visual. No entanto, do jeito que está, não consigo instalar o canal central do sistema pois este fica à frente da TV. Por isso gostaria de manter a proposta inicial de fixá-la no painel. Tenho duas opções: elevar a TV pouco mais de 25cm, deixando espaço para esse canal; ou mantê-la mais ou menos na altura que está e instalar o canal central sobre ela. O que é mais recomendado? Tenho receio de que, mesmo elevando pouco sua altura, seja necessário incliná-la para baixo. Existe alguma recomendação para o canal central estar sob ou sobre a TV? Obrigado.

    • @NipponStudios
      2 anos ago

      Olá Edson,
      O ideal sempre é posicionar o canal central de modo que ele esteja na altura dos ouvidos. Caso isso não seja possível, a caixa deverá ser inclinada, direcionando a caixa para o expectador.
      Também pode ser uma solução instalar caixas anguladas de embutir no gesso. Você pode conferir em nosso e-commerce CWEletro a linha LHT da Loud que é muito utilizada para caixas central e frontais.

  • lifrote@hotmail.com
    4 anos ago

    quero instalar um home no meu ap 7.1 e gostaria de mandar minha planta por email p que possam avaliar o melhor som e posicionamento. Ah, tb gostaria de colocar duas cx na varanda e pedir orçamento de automação

Trackbacks & Pings

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *