Desligamento TV analógica

O desligamento da TV Analógica gera um problema social para as pessoas que dependem dela. Muitos moram em regiões sem acesso a informações ou por falta de condições financeiras e que ainda usam as TVs de tubos ficarão sem sinal de TV digital.

O uso do “conversor digital” é a solução para manter as TVs de tubo funcionando com sinal digital e com imagem bem melhor em comparação com o sinal analógico, uma tecnologia anterior. O governo com o programa social “Seja Digital” tem a intenção de distribuir kits de “conversor digital, antena e cabo” em todo país. No comércio um kit completo está em torno de R$ 150,00.

Existe um motivo: o desligamento do sinal analógico permite a liberação da faixa de 700 MHz para transmissões para celulares 4G. Atualmente é usado a faixa de frequência entre 1.800 MHz e 2.600MHz.

Depois de vários adiamentos no Paraná o desligamento começa no dia 31-01-18 em parte da faixa leste do estado (em azul), no dia 28-11-18 atingirá parte da faixa Oeste e Norte do estado (em vermelho). A previsão de desligamento total no país é para o final de 2023.


Fonte: RPC
Autor: Luiz Kaoru Iida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *