Energia Solar Fotovoltaico Egnex

Com a totemcrise energética que o Brasil está passando, cada vez mais estamos utilizando energia gerada por usinas termelétricas. Essas usinas, além de seu elevado custo de geração, poluem intensamente o nosso planeta, pois sua geração provem da queima de combustíveis fósseis.

Pensando em amenizar os impactos causados ao nosso meio ambiente a Nippon Studios, em parceria com a EGNEX, abre um novo setor: o de energia solar. Pensando em fazer a sua parte, a Nippon Studios instalou um sistema fotovoltaico em seu escritório para, além de gerar sua própria energia, disseminar esse tipo de sistema que ainda é pouco difundido pelo Brasil. O sistema foi instalado em forma de showroom para que ele possa ser visitado por qualquer pessoa que tenha interesse em conhecer esse tipo de sistema de perto e funcionando.

Além dos benefícios ao meio ambiente, os sistemas fotovoltaicos geram desconto em sua fatura de energia. O mais convencional é projetar o sistema para reduzir 80% do seu consumo total, pois mesmo reduzindo 100% do seu consumo, o consumidor ainda deve pagar uma taxa mínima para a concessionária. Para a tarifa atual da COPEL (vigente desde 03/2015), o retorno do investimento se dá entre 5 a 8 anos, dependendo da potência do sistema. Isto representa um rendimento aproximado de 10% ao ano, número maior que o da poupança (média de 7% ao ano).

Funcionamento

Muita gente ainda confunde os sistemas fotovoltaicos com aquecedores de água. Apesar de os dois utilizarem a energia solar, o sistema fotovoltaico utiliza esta energia para a geração de energia elétrica, enquanto os aquecedores de água a transformam em energia térmica.

A transformação se inicia pelos módulos solares. Estes são responsáveis pela conversão da energia solar em energia elétrica.

nhs 2

A energia gerada pelo módulos precisa ser adequada para ser conectada à rede elétrica. O equipamento responsável por essa adequação é o inversor. A energia gerada pelo módulo é em Corrente Contínua (CC), e o inversor converte para Corrente Alternada (CA), a mesma da nossa rede elétrica.

_DSC1126

Os equipamentos responsáveis pela geração de energia são esses. Porém, o sistema não está completo sem que seja instalado um sistema de proteção para garantir a segurança das pessoas e do ambiente. Para o sistema de proteção, devemos sempre utilizar equipamentos confiáveis, evitando marcas desconhecidas, para que não ocorra nenhuma falha no caso de algum acidente.