Tamanho Ideal de TV

Na internet existem “fórmulas” de cálculo para o tamanho de TV ideal, cada site ou artigo “ensinando” como escolher sua TV, mas se fizermos uma comparação acharemos resultados diferentes…..

O assunto é polêmico e a falta de exatidão deixam todos inseguros, depois de anos escutando clientes, lendo sites e artigos cheguei a conclusão que está relacionado a FADIGA VISUAL (fadiga ocular) e a RESOLUÇÃO DA TV E DO CONTEÚDO.

FADIGA VISUAL

Tela grande ou pequena demais demandam esforço ocular exagerado e contribui para Fadiga Visual, itens abaixo devem ser considerados:

Percepção ou reação diferentes em cada indivíduo – em relação a tamanho de tela é uma situação bastante relatados pelos meus clientes, alguns consegue assistir uma tela maior que o outro sem ter aparente incômodo.
Controle da Luminosidade – Apagar a luzes que incidem entre você e a TV, cortinas e persianas que atenuam luzes externas trazem conforto ocular.
Brilho da TV – Excesso de brilho da TV é o que mais contribui para a fadiga ocular, neste ponto os projetores levam vantagem e podem ter uma tela “bem maior” por conta disto. Tela com pouco ou muito “brilho” faz cansar mais rapidamente, regule de acordo com a luminosidade externa (dia, noite, luz acesso ou apagado….).

Contraste: é a razão entre a cor branca e o preto, podemos dizer que quanto mais “preto” enxergarmos algum objeto “preto” é melhor o monitor (celular, tablet, TV, projetor….). Ao aumentar o “contraste” podemos diminuir o “brilho” da TV, portanto utilizando painéis e móveis escuros opacos ao redor das TV ou tela de projeção, aumentamos contraste em relação a imagem e evitamos reflexões que contribuem para menor Fadiga Visual.

RESOLUÇÃO DA TV E DO CONTEÚDO

De acordo com a SMPTE Society of Motion & Television Engineers (Sociedade dos Engenheiros de Cinema e TV dos Eua) quanto maior a tela, melhor a experiência de imersão na cena, como se nós estivéssemos fazendo parte da imagem, por este motivo os Projetores são indicados para salas maiores ou dedicadas a Home Cinema.

Quanto maior a resolução da tela e do seu conteúdo, maior pode ser a sua TV, é um problema porque ainda assistimos conteúdos em HD, em Full e poucos em 4K. Mensurando números de pixel (pontos na tela) por padrão você entenderá o problema:

SD 300.000 (VCR e TV a cabo em conteúdos antigos)
HD 1.000.000 (TV a cabo, DVD e streaming)
FULL HD 2.000.000 (Tv a Cabo, TV aberta digital, BD e streaming)
4K 8.000.000 (streaming)
8K 33.000.000 (próximo padrão de formato)
*números aproximados de Pixels
O conjunto “Resolução da TV e o seu Conteúdo” tem como resultado final igual ao “pior” destes dois itens, então se a sua TV é 4K e estiver assistindo TV a cabo em HD (algum filme antigo por ex.) o que verá na tela é imagem em HD. Se a sua TV é antiga (HD) e assistirmos conteúdo em Full ou 4K a imagem é HD.
O problema é real porque tendemos escolher TV em shopping assistindo conteúdo em 4K (aquelas magníficas imagens) disponibilizado aos lojistas pelos fabricantes.

Mas em casa assistimos em HD ou Full HD que são resoluções menores, como resultado sentimos imagens “pixeladas” (pontos que formam a imagem).

CONCLUSÃO

Portanto aquelas “formulas” de escolha de tamanho de TV que achamos facilmente na internet, serve apenas como uma base inicial. Convém resolver os itens mencionados acima sobre “Fadiga Visual”: reação a diferentes tamanhos de quem vai assistir em casa, escolher cor escura e opaca dos móveis e painéis, desligar lâmpadas perto da área da TV e regular “contraste e luminosidade” da TV no momento de assistir, fazendo tudo isto é permitido ter uma “TV Maior”.
Em relação a “Resolução da TV e Conteúdo” quem costuma assistir imagens de qualidade (Full HD e 4K) podem ter uma tela maior, aqueles que gostam dos ótimos filmes antigos (em DVD ou Tv a cabo) não podem exagerar no tamanho das TV.
Um truque: se possível em casa “mudar de lugar” de acordo com o programa, “imagem excelente”pode sentar mais perto, “imagem ruim” sentar mais longe da TV.
Mas então como escolho a TV? Ainda acho que a melhor forma é o método de medir a distancia que terá na sua casa entre sofá e a TV, ir na loja que vende TVs e assistir por alguns minutos a partir da distancia medida até achar o tamanho ideal.
Espero ter ajudado um pouco a entender o assunto, mas não deixe que o assunto se torne um “monstro” na sua cabeça.

Imagens: da internet
Autor: Luiz Kaoru Iida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *